O Gerente de Futebol

É comum quando encontro pessoas que não atuam no meio do futebol e tem curiosidade sobre o assunto, perguntas que envolvem o funcionamento de um clube fora do campo. Técnico, diretor-técnico, coordenador-técnico, Supervisor, Gerente de Futebol, Diretor de Futebol… para quem está de fora parece mesmo muito “cacique”. É claro que nem todos os clubes têm todas essas funções, mas elas existem. A que costuma chamar mais a atenção de quem se aproxima de mim é a de Gerente de Futebol. Quase todo mundo desconhece a sua função, que é importante numa equipe.

Certa vez um amigo me perguntou se o Gerente de Futebol, sendo um ex-jogador, poderia escalar o time junto comigo. A resposta é não. Por definição, o Gerente é aquele que planeja, orienta, dirige e controla os trabalhos das equipes de coordenação dos setores do clube.

Se dentro de campo o técnico deve ser soberano, fora dele cabe ao Gerente oferecer as condições para que tudo caminhe bem. Cabe a esta função, também, submeter à apreciação e aprovação do diretor o plano de atividades. Fazer a ponte com a direção.

Numa estrutura bem azeitada, este profissional é fundamental também no que diz respeito ao clima de um grupo. Cabe a ele zelar pela harmonia e integração do Departamento de Futebol. E é o Gerente que busca as melhores condições para atividades de campo (treinos e jogos) e viagens.

Muita gente confunde suas atribuições até mesmo dentro dos clubes. Mas o fato é que o Gerente de Futebol não deve pensar em tática ou na formação do banco de reservas. O olhar dele deve estar voltado para o expediente necessário para pagamento de gratificações e o bem-estar dos atletas como escolha de moradias e etc. Ou seja, ele deve brilhar fora das quatro linhas.

Acima de tudo, e isso julgo ser o mais importante, o Gerente de Futebol nunca deve colocar seus interesses na frente do desenvolvimento do clube. Isso porque sua posição é estratégica e erros de avaliação podem comprometer todo um trabalho.

É isso. Em futuras colunas vou abordar outras funções do mundo do futebol

Categories: Uncategorized